O jumento Pêga raramente recebe uma alimentação inadequada. Normalmente é um animal muito bem cuidado, cercado de afagos de seus proprietários, portanto sua alimentação é infinitamente superior à recebida pelo jumento Nordestino. O Pêga não tem a jornada de trabalho extenuante, muito pelo contrário, vive em instalações confortáveis e limpas. É um animal criado exclusivamente para produção de novos reprodutores e também, para a produção dos muares marchadores, que têm, assim como os jumentos Pêga, seu reconhecido valor comercial em todo o território nacional, diferentemente dos muares e jumentos Nordestinos que, em princípio, não são devidamente valorizados nem comercialmente e nem como animais prestadores de serviços. O jumento Pêga é um animal grande, de porte elegante, altivo e que, desde a formação da raça, tem reconhecido potencial genético para andamento marchado.
Os animais da raça Pêga têm diversidade na pelagem, que pode ser: pelagem Pêlo-de-Rato, Ruã e Ruça, sempre com a faixa crucial e a listra de burro. Observa-se, também pelagens exóticas, como a Pampa e a Preta, que não são reconhecidas oficialmente pela Associação Nacional dos Criadores de Jumento Pêga-ABCJP, porque a faixa crucial e a listra de burro não aparecem, estando, portanto, fora dos padrões raciais. Entretanto, os muares pretos e pampas oriundos desses reprodutores, no cruzamento com éguas, são muito procurados e valorizados comercialmente.
Em relação aos jumentos da raça Pêga, são criados em todo território brasileiro, sendo a raça preferida no cruzamento com éguas de diversas raças existentes no Brasil para a produção de muares para os mais variados serviços no meio rural e urbano, gerando assim, muito postos de trabalho no processo de criação, seleção e utilização da raça.
O jumento Pêga, desde a formação da raça em Entre Rios e Lagoa Dourada, Minas Gerais, na Fazenda do Engenho Grande (Figura 30), vem sendo selecionado para melhoria de seu fenótipo e também de seu potencial genético, onde são selecionados os animais que transmitam aos seus descendentes as características de resistência, agilidade, rusticidade, temperamento dócil, inteligência e precocidade. Transmite também aos muares as características singulares tais como: vivacidade, docilidade, brio, resistência, rusticidade, longevidade, e principalmente o andamento marchado de tríplice apoio, cômodo e macio (ABCJPEGA, 2004).