Figura 43 Foto cedida por Humberto Melo Fagundes
Figura 42. Burro com pelagem Persa, Vassouras, RJ.
Foto cedida por José Lavínia Rocha
Figura 41. Mula com pelagem Ruã escura, Lagoa Dourada, MG.
Figura 39. Mula com pelagem Pêlo-de-Rato claro, Fazenda Pedra Branca, Domingos Martins, ES.
Figura 40. Mula com pelagem Ruã clara, Rancho Dourado, Lagoa Dourada, MG.
Figura 37. Mula com pelagem Preta, Lagoa Dourada, MG.
Figura 38. Burro com pelagem Pêlo-de-Rato escuro, Fazenda Pedra Branca, Domingos Martins, ES.
O criador Martins Frank Herman, proprietário do criatório Campeãs da Gameleira, no município de Itapetininga, SP, relata que de acordo com sua observação tanto o jumento quanto a égua com pelagem ruça quando acasalados com animais Pampas geralmente geram filhos Pampas. Mas se a égua e o jumento forem Pampas, os filhos não necessariamente têm pelagem Pampa. Pode-se, assim, valorizar o jumento com pelagem branca ou ruça, normalmente desprezado por não apresentar a faixa crucial e a listra de burro.
Pelagem de Muares
.As pelagens são classificadas em quatro categorias, sendo que cada categoria tem tipos diferentes, com coloração do revestimento externo distinto e cada tipo tem diversas variedades que são identificadas pelas diferentes tonalidades da coloração do pêlo (Rezende & Costa, 2001).
Nos muares as pelagens são classificadas de forma semelhante á classificação oficial das pelagens dos equinos, com poucas diferenças, mas com uma gama de variedades classificadas em diferentes grupos (Andrade, 1999 b).
Grupo 1- Pelagens Simples e Uniformes – Branca, Ruã, Alazã e Preta;
Grupo 2- Pelagens Simples, com crinas e extremidades escuras – Baia, castanha, Pelo-de-Rato;
Grupo 3- Pelagens combinadas ou compostas – Tordilha, Rosilha e Lobuna;
Grupo 4- Pelagens Conjugadas – Pampa e Appaloosa.
As pelagens podem ter sua coloração alterada pelo sexo do animal, idade, nutrição, estação do ano e clima. No inverno os equídeos apresentam pêlos maiores, mais espessos e opacos, enquanto no verão a pelagem fica com tonalidade mais viva e os pêlos ficam curtos e brilhantes (Rezende & Costa, 2001), (Figuras 37, 38, 39, 40, 41, 42 e 43).
Todos os direitos reservados 2013
Web Designer: Gabriel Caldas